Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

E se...?

Confesso que estou angustiada, mais uma vez, com essa história do julgamento do mensalão. É possível que eu esteja vendo só um lado da história, mas quase tudo o que eu leio (obviamente, eu não leio veja, folha e outras porcarias do gênero) diz que está tudo errado nesse julgamento, que não existem provas, que não houve a tal da "inocência presumida", que foi negado aos réus o direito de recurso...
Isso sem contar os inúmeros crimes da "mesma natureza" cometidos por outros partidos e que nunca foram julgados e, nem de longe, considerados ou analisados com a ferocidade dos julgadores do momento.
Bom, mas não é isso que está me incomodando, o que me incomoda é a sensação, para mim insuportável, de injustiça. "De repente" eu comecei a pensar: e se? E se isso tudo for mesmo um pré-julgamento, um julgamento de exceção, uma injustiça sem tamanho? E se os réus forem inocentes? Sei que muita gente sequer admite essa possibilidade, mas admitir a possibilidade das coisas não serem exatamente como pensamos que são, é um sinal inequívoco de inteligência, ou melhor, de sabedoria.
Talvez eu esteja errada, mas quando penso sobre esse assunto, algumas coisas me vêm à mente: muita coisa teria que ser melhor explicada pelos réus e pelo Partido dos Trabalhadores(PT), explicada, principalmente, ao conjunto dos petistas e ao povo brasileiro; um outro "detalhe" sempre me vêm à mente:  essas pessoas (José Genoíno e José Dirceu, especialmente) têm uma história, digamos bastante significativa, que, para mim, não pode ser simplesmente desconsiderada. Esses homens lutaram, de fato, contra a ditadura, eles foram perseguidos, presos, torturados, eles quase "deram a vida" - junto com muitos outros - pelo país, para que tivéssemos uma sociedade mais democrática, mais justa; por mais que tenham cometido equívocos políticos e erros estratégicos naquela época. E agora eles são sumariamente condenados, quase queimados em praça pública - pelo gosto de alguns - num processo muito mais que suspeito e por pessoas (os nossos juízes do supremo, assim com letra minúscula mesmo) que são, historicamente, tão ou mais suspeitos que os próprios réus, basta ver algumas decisões recentes (ou o silêncio completo, cúmplice e criminoso) do stf em alguns casos, tais como Lei da Anistia, collor, reeleição de fernando henrique cardoso, privatizações, mensalão mineiro, daniel dantas, Ficha Limpa etc. Quem tem memória, quem exerce a sua cidadania, quem não aceita o cabresto daquela mídia podre e é minimamente honesto, lembra. 

A execração pública e "definitiva" desses homens, talvez até pudesse ser feita, mas o processo teria que ser absolutamente transparente e inquestionável. Democratas verdadeiros não anseiam pela condenação dos petistas ou "petralhas", como alguns babacas gostam de dizer, democratas verdadeiros reivindicam justiça, transparência e isonomia sempre! Democratas verdadeiros não repetem como papagaios verdades fabricadas por uma mídia entreguista, corrupta e conservadora como a nossa "grande mídia".
José Dirceu e José Genoíno podem ser criminosos ou podem ser heróis e/ou vítimas de uma das maiores injustiças já cometidas neste País.
Para mim, o veredito deste supremo não vale absolutamente nada, quem dará o veredito verdadeiro e justo será o tempo.

É absolutamente lamentável que as coisas aconteçam desse jeito, é absolutamente lamentável que pessoas que talvez sejam inocentes tenham suas vidas arruinadas num processo tão vil e tão anti-democrático. É definitivamente trágico perceber, neste momento, a fragilidade da nossa democracia, o comodismo, a apatia e a impotência da nossa sociedade que, infelizmente, prefere saciar a sua sede - fabricada - de sangue e não faz nenhuma questão do que é essencial. Estou profundamente triste, é deprimente perceber o quão vulneráveis ainda somos às manipulações de todos os tipos, o quão subjugados ainda estamos aos mais torpes poderes.     

Nenhum comentário: