Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O mensalão e os dogmas de cada um ou Pela Moralização do Brasil!

-->
Eu tinha decidido que não iria mais falar/escrever sobre o tal do mensalão, mas tem alguns detalhes do julgamento que, definitivamente, me deixam intrigada. Uma das coisas é que há algum tempo, coisa de um mês, vários amigos postaram xingamentos e censuras e críticas ao ministro Joaquim Barbosa porque um certo jornal publicara a foto dele e do Gilmar Mendes dormindo durante uma sessão do julgamento.
Os indignados de então, na sua grande maioria, só expressavam sua revolta contra o Joaquim Barbosa, ninguém xingou o Gilmar Mendes, e eu me pergunto porque será? Na época ninguém questionou o fato, todo mundo condenou, era um desrespeito para com a nação e ponto final. Mais eis que o tempo passa, o Joaquim Barbosa vota pela condenação de alguns dos réus e vira herói da turba sedenta de sangue. E só euzinha que tenho boa memória, é que estou aqui, meio retardadamente, me perguntando: por que será que dois dos mais altos representantes da justiça brasileira, um deles relator do processo, dormiam na sessão de julgamento do “maior escândalo da história do país”? E aí, chega a informação de que os meritíssimos dormiam na hora em que a defesa falava; ah mas se o descaso/desinteresse era com a defesa, aí o pecado já não existe mais, o importante para a turba eriçada pelos meios de comunicação, não é um julgador que participa de tudo, analisa todas as provas, ouve todos os argumentos, pondera e julga com base na lei e na justiça; o mais importante é condenar a qualquer custo, saciar a sede de sangue dos destronados e despeitados que nunca, em momento algum, conseguiram engolir o sucesso do PT.

Ah, mas eu sou apenas mais um membro da seita PT, que não aceita questionamentos, que não se rende às evidências, que se recusa a enxergar o óbvio. E eu, ingenuamente, me pergunto, será que os críticos – tão ferozes – do PT, são igualmente ferozes com os outros partidos? Será que odeiam mesmo a corrupção e querem extirpá-la a qualquer custo? Será que são mesmo democratas? Não, não são. Se fossem, estariam agora pensando em aproveitar a onda e começar um movimento, uma grande campanha em favor da moralização definitiva do Brasil, em favor da investigação e condenação de centenas de outros crimes e culpados que lesaram o país, em quantias infinitamente maiores - o mensalão não é o “maior escândalo da história do país”, qualquer pessoa com um mínimo de memória e honestidade política sabe disso - nos anos 60-90. A classe média, refém da sua estupidez, mesquinharia e estrabismo político não consegue e não quer ver, tal como os membros da seita petista, o óbvio, o evidente, o historicamente comprovado. Minha sábia mãezinha, semi-analfabeta, diz que “a gente só vê nos outros os defeitos que a gente tem”. Pois é, cada qual com a sua fé! A minha fundamenta-se na minha experiência, em tudo o que eu vi, vivi e experienciei – e de tudo que eu não vi, não vivi e não experienciei - nos últimos trinta anos, principalmente; e eu acho que, no final das contas, as crenças dos meus opositores políticos também devem ser fruto disso.

Ah, a capacidade de ver, interpretar, questionar e transformar a sua prória história, a meu ver, depende do quanto você se preocupou em fazer isso ao longo da sua vida, depende das viseiras e cabrestos que você aceitou ou recusou ao longo da sua história, depende da sua disposição para analisar com cuidado e lucidez os fatos, depende da sua capacidade de, de vez em quando, questionar os seus próprios dogmas e reconhecer suas próprias incoerências, depende de você saber, fundamentalmente, que todas as suas análises repousam sobre um determinado lastro, depende de você saber que o que você é e o que você pensa está intrinsecamente relacionado a todas as suas experiências sociais, depende enfim, de quanta consciência você tem disso. A minha fé no PT é quase dogmática, só não é porque eu aprendi algumas coisinhas ao longo da minha vida: aprendi a questionar os meus dogmas de vez em quando, a tentar ver as coisas da forma mais ampla possível, a ter boa memória me lembrando do bem e do mal praticado por petistas e não-petistas, a saber que todo e qualquer veículo de comunicação tem lado, tem preferência política e que quanto mais ele nega isso, mais parcial e menos digno de respeito ele é. Aprendi que, tal como o ser humano, os partidos políticos também não são perfeitos. Aprendi que errar todas as pessoas e todos os partidos erram e que os melhores, para cada pessoa, depende dos princípios e experiências - ou falta de - de cada um. 

JÁ ACENEI ALGUMAS VEZES COM A IDÉIA DE "VAMOS DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE MORALIZAÇÃO DO BRASIL" E NÃO OBTIVE NENHUM APOIO, ENTÃO EU PERGUNTO AOS ALGOZES DE PLANTÃO: SUA SEDE É DE MORALIZAÇÃO E DE DEMOCRACIA OU VOCÊ ESTÁ SEQUIOSO MESMO É SÓ DE SANGUE DO PT?    

Nenhum comentário: