Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sobre o bom humor!

Sei que, até então, tenho postado aqui artigos sérios, diria até, austeros. E que, talvez isso tenha levado você leitor, a achar que eu sou uma pessoa séria demais, mal humorada e de mal com a vida. Ledo engano, é verdade que não dá para fazer piada, para fazer um texto alegre e bem humorado quando nos debruçamos sobre temas como violência, preconceito, desigualdade etc.

Eu estou definitivamente convencida de que não podemos mais nos calar diante das atrocidades que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comuns e, praticamente, permeiam o nosso cotidiano. Mas eu também acho que o bom humor é essencial, a alegria é um bálsamo e o sorriso é o único presente que qualquer pessoa - mesmo a mais pobre de todas - pode dar a qualquer momento e a quem quiser.
No que tange à questão do humor, compartilho a opinião do "brilhantíssimo" Charles Chaplin:
"O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo."
É isso, o sorriso e o bom humor ajudam-nos a lembrar que a vida e as pessoas tem o seu lado bonito, alegre e engrandecedor; ajudam-nos a ver o lado cômico das pessoas e da vida, ajudam-nos a nos fortalecer e a alcançar um pouco de equilíbrio. Ensina-nos, como muito bem ressaltou Chaplin, que se formos levar tudo a sério, a ferro e fogo, cedo, muito cedo, estaremos loucos, doentes e desesperados. Por isso é fundamental o humor, o sorriso, a alegria, a arte, a música, a brincadeira, o amor, a amizade, a dança e todas as coisas que nos encantam e alegram.
Não gosto de piadas preconceituosas, discriminatórias, nem de rir da desgraça alheia, mas adoro uma boa e inocente piada, tudo bem se não for tão inocente assim. Viva os palhaços, os humoristas e todos os bem-humorados do mundo, eles são fundamentais à nossa saúde física e mental. Viva as comédias românticas, viva os bobo-alegres, os bêbados repetitivos, alegres e sentimentais; viva o povo brasileiro que sabe rir e persistir e dar a volta por cima.
E para provar o que digo, que o humor e a alegrias são artigos de primeira necessidade, meu próximo passo será criar aqui neste blog uma seção de pérolas do humor e, só para ensaiar, vamos com o Barão de Itararé:
"Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou numa padaria, procure em outra."
Ah! e já que é para confessar o meu lado humorístico, tem algumas coisas que eu adoooro: frases de para-choque de caminhão, ditados populares, trocadilhos, provérbios: tem alguns que são simplesmente brilhantes, vou trazer para vocês, também, os meus preferidos, aguardem!

Nenhum comentário: