Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A música e a pessoa: Gaby Amarantos.

Conheci há pouco tempo uma cantora paraense da qual todo mundo está falando, a Beyoncè do Pará: Gaby Amarantos. Eu gosto muuuito da música paraense, desde o início da década de oitenta, quando Fafá de Belém, cantava, pulava, girava e ria muito nos palcos dos programas televisivos cantando carimbós e outros ritmos regionais.
Até hoje tenho vontade de recuperar, de ter aqueles discos, quem sabe, aquelas imagens da minha adolescência.
Desde então, gosto muito também da Fafá de Belém, do seu jeito alegre e meio debochado, da sua risada escandalosa. E eis que, meio de repente, me surge Gaby Amarantos. Ainda não sei se gosto da música dela: ouvi pouco ainda, daquilo que ela chama de "a nova música produzida no Pará", mas pelo que tenho ouvido falar, o Brasil gosta muito. Segundo declaração da cantora essa nova música é fruto de uma mistura de carimbó, samba, mpb, brega e tecno; eu tenho que confessar: gosto muito dos três primeiros estilos ou ritmos, mas tenho os meus preconceitos, meu "pé atrás" com os dois últimos. Prometo que vou ouvir mais e procurar me despir desses preconceitos que, como qualquer preconceito, é uma idiotice. Mas, o que importa, e o que eu quero dizer mesmo é que, antes de gostar da música ou do jeito dela dançar, eu já me apaixonei pela pessoa Gaby Amarantos. Uma mulher forte, bonita, feminina, que tem uma voz linda e que faz questão de declarar o tempo todo o seu amor à terra, à cultura e ao povo paraense. Uma mulher que tem orgulho de suas raízes, mesmo sendo proveniente de uma família pobre que mora na periferia de Belém, uma mulher que tem se mantido fiel ao seu povo, à sua cultura. Se tem algo que eu gosto de ver, é alguém fazer sucesso valorizando o seu povo, a sua cultura, a infinita beleza dessa nação tão absurdamente linda que é o Brasil, o qual, aliás, a imensa maioria gosta de esculhambar. Gaby está colocando no centro do palco a riquíssima cultura paraense, a beleza e a força dos habitantes da periferia de Belém, não muito diferentes da beleza e da força dos moradores das periferias deste nosso Brasil. É isso Gaby Amarantos: junto com outras pessoas igualmente admiráveis, como Regina Casé por exemplo, você está dando visibilidade ao que o nosso povo tem de melhor: criatividade, alegria, resistência, talento, fé e uma força descomunal; e por isso, principalmente por isso, você é realmente MARAVILHOSA!

Nenhum comentário: